IMG_2240

Candidato se mostrou sensível às reivindicações do Sindicato e prometeu investir na qualificação dos servidores técnico-administrativos

Por Passos Júnior

A delegacia sindical do SINTEST-RN em Mossoró encerrou nesta quinta-feira, 07, as sabatinas com os candidatos e a candidata que disputam a indicação para gerir a Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A última sabatina foi com o professor José de Arimatea, candidato a reeleição na reitoria da UFERSA. Os servidores técnico-administrativos ouviram atentos as propostas do candidato, bem como a do seu vice, o professor José Domingues.

Antes da apresentação, o coordenador setorial geral da delegacia sindical explicou as regras das sabatinas programadas igualitariamente para os três candidatos e seus vices. “Agradecemos a disponibilidade dos candidatos, acreditando que o nosso sindicato cumpriu o seu papel ao proporcionar aos técnico-administrativos a oportunidade de tratar diretamente com os candidatos sobre as suas propostas, principalmente, no que tange a categoria. Foram três momentos importantes, que não tenho dúvida, só aumenta o compromisso do futuro/a reitor/a para com as questões mais especificas dos servidores técnico-administrativos”, ressaltou Allyson Bezerra, adiantando que na próxima segunda-feira, 11, o Sindicato estará enviando aos servidores, via e-mail, a pauta respondida pelos três candidatos com as 35 reivindicações da categoria.

Ao começar, o candidato José de Arimatea elogiou a iniciativa do SINTES-RN sugerindo ao Sindicato promover outros momentos de discussão com os gestores da Universidade. O candidato apresentou propostas para conquistar a confiança dos servidores para se reeleger por mais quatro anos frente à reitoria da UFERSA. Concluída a apresentação, José de Arimatea e José Domingues, responderam aos questionamentos elaborados pela diretoria da delegacia sindical.

O candidato acenou como viável a liberação de servidores para atuação sindical. Ratificou o compromisso de manter um técnico-administrativo na gestão da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, afirmando que ouvirá a categoria na indicação. Outra questão será o diálogo harmonioso com o Sindicato, bem como o respeito da gestão com o direito a greve. O candidato e o vice também ratificou a posição de respeitar a paridade independentemente do resultado da indicação. “Podem ter certeza que nada será feito contra a paridade”, disse o reitor, lembrando que a paridade é uma realidade na instituição citando como exemplo, a eleição pata os dirigentes do Hospital Veterinários e para a direção dos campi de Angicos e Caraúbas.

A exemplo das sabatinas anteriores, os candidatos também ouviram os servidores técnico-administrativos, onde foram feitos questionamentos sobre melhor planejamento dos processos e, principalmente, sobre gestão de pessoas. O candidato reconheceu que insuficiente o número de servidores técnico-administrativos num quantitativo superior a 300 servidores e, lembrou que a autonomia da Universidade é acadêmica, uma vez que depende de decisões e aprovações do Ministério da Educação que por sua vez depende do Ministério do Planejamento. O candidato reconheceu que o grande gargalo da UFERSA é o número insuficiente de servidores. Um maior incentivo às qualificações, com cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, foi apontado pelos servidores como a principal reivindicação da categoria, bem como melhorias voltadas para o remanejamento interno e a implantação dos turnos contínuos.