IMG_0921

A previsão é de que a greve se estenda até o dia 11/09, quando o governo voltará a conversar com o comando nacional, em Brasília

Por Passos Júnior

A greve dos servidores técnico-administrativos das universidades federais entra para a 11ª semana sem avanços nas negociações. Nessa quarta-feira, 02, os técnicos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido realizaram mais uma assembleia e decidiram pela manutenção da greve, seguindo a orientação do Comando Nacional da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil – FASUBRA.  A assembleia, que contou com a participação de 120 servidores, aconteceu no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da UFERSA Mossoró, e contou com a presença do coordenador geral do SINTEST-RN, Adauto Bezerra, e do presidente da ADUFERSA, o professor Joaquim Pinheiro.

Durante a assembleia, os representantes sindicais fizeram uma breve explanação das reuniões ocorridas na última semana em Brasília. “O governo insiste na proposta do reajuste de 21%, em quatro anos, proposta essa, inaceitável de forma unânime pelas categorias que compõem o serviço público federal”, afirmou o presidente da ADUFERSA, professor Joaquim Pinheiro. Enquanto permanecer esse empasse, disse Joaquim, a recomendação do fórum nacional é reforçar a greve. “Os reitores estão escondendo da sociedade a real situação de crise vivenciada pelas universidades brasileiras”, denunciou o professor ao afirmar que os gestores estão fazendo o jogo do governo.

O coordenador do SINTEST-RN, Adauto Bezerra, também reforço para que os servidores não desanimem e permaneçam na luta. “Não devemos aceitar o acordo de um reajuste parcelado em quatro anos, pois ficaríamos nas mãos do governo. Devemos manter a greve”, afirmou. Adauto também elogiou os novos servidores da UFERSA que apesar de pouco tempo na instituição estão se destacando na valorização e na luta por melhorias para categoria, inclusive, com destaque nacional.

Na assembleia dessa quarta-feira, 02, também foi aprovada a indicação dos representantes do SINTEST-RN que vão integrar a comissão que vai estudar a viabilidade para a implementação do horário corrido nos diversos setores da Ufersa. Também foram escolhidos os representantes da Universidade para compor a próxima caravana a ir a Brasília, a partir da recomendação nacional.

Galeria de Fotos: