Sindicato realizará seminário com presença de sindicalista do Rio de Janeiro

Por Delegacia Sindical

A coordenação da Delegacia Sindical da UFERSA realizará, entre os dias 28 e 29 de julho, o I Seminário de Integração do SINTEST/RN em Mossoró. O evento ocorrerá no auditório Amâncio Ramalho da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), discutindo temas ligados ao trabalho e previdência social. Os participantes receberão certificados de capacitação de 20 horas.

O I Seminário de Integração do SINTEST/RN  foi idealizado quando os membros da Delegacia Sindical participaram da plenária da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil, FASUBRA, em Brasília, nos dias 19 e 20 de junho deste ano. Na ocasião, foi feito um convite a Gibran Jordão, Coordenador Geral da Federação, para que ele participasse deste encontro.

O evento é aberto à toda população e vai discutir temas que afetam diretamente o cotidiano de quem trabalha no serviço público federal. Serão dois dias com mesas redondas sobre jornadas de trabalho, turnos contínuos, PLP 257 e PEC 241, que envolve temas como reforma da previdência e congelamento salarial, medidas que vão trazer consequências graves para os servidores. A democratização nas universidades públicas, acessibilidade, assédio e discriminação na universidade também serão assuntos em pauta.

Sobre o seminário, Gibran Jordão destaca: “É uma iniciativa muito importante do sindicato reunir a população, estudantes e a FASUBRA para debater temas que afetam diretamente a vida do servidor. É um momento para que a gente possa organizar nossa luta e enfrentar esses ataques derrotando essas medidas que vão trazer consequências desastrosas para o serviço público federal. Contamos com a presença dos servidores da UFERSA para que a gente possa fortalecer a nossa luta”

O turno contínuo é um tema que vem sendo bastante discutido nas organizações federais, pois prevê que as instituições funcionem em horários que atendam melhor a comunidade universitária e toda sociedade, o que também reflete na saúde e qualidade de vida dos servidores. Na mesa redonda desta temática serão trocadas as experiências trazidas por colegas de outras instituições federais afim de que se possa nortear as melhorias para as futuras implantações na nossa universidade.

Além da presença confirmada de Gibran, o evento também vai contar com palestrantes de outras instituições. O Diretório Central dos Estudantes, DCE/UFERSA estará presente e vai discutir temas como democratização nas universidades públicas, assédio e discriminação. Para o coordenador geral da delegacia sindical da Ufersa, Allysson Leandro Bezerra Silva, o evento será um momento de troca de experiência entre servidores, membros sindicais, estudantes e a população.

“Espero que os servidores aproveitem o momento e as temáticas abordadas, para que possamos sair com resoluções e encaminhamentos principalmente no que se diz respeito aos turnos contínuos, o que beneficiará, principalmente, toda universidade”, reforça Allyson Leandro.

Os interessados em participar do I SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO SINTEST/RN  podem fazer sua inscrição através do formulário online, clicando aqui,  ou com Carol Souza (98783-2780) e Alex Nunes (99866-1473) na UFERSA.

Cartaz_CMYK---Progração