sintest_facebook_tag8

Na ocasião, foi decidido por unanimidade a paralisação para o próximo dia 06 de julho.Por Delegacia Sindical Ufersa

A coordenação da delegacia sindical, SINTEST/RN, se reuniu na tarde de quarta-feira (29) com os servidores técnico-administrativos para uma assembleia extraordinária no auditório Amâncio Ramalho, na Reitoria da UFERSA. Na oportunidade, foram discutidas questões sobre auxílio transporte, a portaria GB-UFERSA 430/2016, o descumprimento da resolução 007/16 que se diz respeito as vagas de pós-graduação para servidores, os turnos contínuos e uma paralisação nacional para o próximo dia 06 de julho de 2016.

Num primeiro momento, foram feitos informes locais e nacionais. Manoel Euflausino Filho, Coordenador Geral do SINTEST/RN falou sobre o Encontro Estadual dos Aposentados, o retorno do programa do SINTEST/RN Diálogo Plural, e informou sobre um PL de regulamentação do direito de greve. O coordenador do GT de comunicação, Alex Nunes, falou sobre o II Encontro Nacional de Educação que aconteceu entre os dias 16 e 18 e da Plenária da FASUBRA nos dias 19 e 20, ambos os eventos ocorridos no mês de junho em Brasília.

O advogado Dr. Humberto Fernandes, assessor jurídico do SINTEST/RN em Mossoró, esteve presente para prestar esclarecimentos sobre o auxílio transporte e o benefício dos planos de saúde da UNIMED e Geap. Sobre o auxílio transporte, o advogado falou quem se desloca em transporte próprio tem direito ao benefício e orientou os servidores a procurarem a PROGEPE para solicitar o auxílio, visto que independente do tipo de transporte, seja publico ou particular, a universidade tem o dever de pagar, confirmada em decisão do Supremo Tribunal de Justiça por meio do ministro relator Napoleão Nunes Maia Filho.

Sobre o descumprimento da resolução 007/16 que se diz respeito as vagas de pós-graduação para servidores, por parte do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições – PPGCTI, ficou acertado que o SINTEST/RN ajuizará um mandato de segurança a fim de garantir os 15% das vagas, o que corresponde a duas vagas no referido edital, aos servidores da UFERSA.

Sobre a paralisação nacional para a próxima quarta-feira, 06, Allyson Leandro Bezerra Silva, coordenador da delegacia sindical UFERSA, falou da importância de suspender as atividades nesse dia para provocar o governo acerca do PLP 257 que agora tem a PEC 241 como complementar, bem como pelo cumprimento do acordo de greve, com o reajuste dos 5,5% dos salários e pela educação. Por unanimidade, os servidores concordaram com o SINTEST e foi aprovada a paralisação.

Allyson Bezerra prestou alguns esclarecimentos acerca da portaria GB-UFERSA 430/2016 que durante a semana, a delegacia sindical se reuniu com os pró-reitores da PROGEPE e PROAD, bem como o reitor da universidade, Prof. José de Arimatea de Matos, para discutirem alguns pontos que vão de encontro com alguns benefícios conquistados pelos servidores e que eles se comprometeram em realizar uma nova redação em alguns pontos e emitirem uma nota que tranquiliza os servidores quanto aos turnos contínuos. O coordenador também lembrou que assim que solicitada a reunião logo foi marcada pela administração central.

“A universidade não pensou em estratégias, mas sim em cortes, nós precisamos ficar alertas a isso”, disse a servidora Milena Oliveira, e concluiu que o melhor meio é a conscientização “é necessário que a universidade aposte em campanhas educativas para uma melhor conscientização dos servidores”.

Por último, Elisângela André, presidente de Comissão Permanente de Flexibilização de Jornada (CPFJ) falou sobre os turnos contínuos em que até o presente momento estão sendo analisados 45 processos, sendo um aprovado e em vigor, 6 processos aguardando parecer da reitoria, 14 em fase de tramitação para recebimento da visita da comissão, e 6 voltaram para os setores com sugestões da comissão para adequação.

Sobre os turnos contínuos, Allyson Bezerra entende que a universidade é um local que não deve parar “eu quero a universidade aberta de sete horas da manhã às dez horas da noite. E que, para isso, fará contato com o DCE e ADUFERSA para ter o apoio dos outros dois seguimentos nessa luta.” O coordenador geral da delegacia ainda disse que a diretoria visitará os setores a fim de abrir diálogo com os chefes e servidores sobre essa pauta.