No que depender dos integrantes da nova delegacia sindical do SINTEST-RN em Mossoró, empossada nesta quarta-feira(02), durante assembleia solene realizada no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PREXC, o movimento sindical na Universidade Federal Rural do Semi-Árido será fortalecido.

Por Passos Júnior

Com apenas 23 anos, o novo coordenador setorial geral, Allyson Bezerra da Silva, demonstrou muita garra e determinação para, juntamente com os demais companheiros eleitos na chapa “Juntos somos mais fortes”, fortalecer o movimento sindical na Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

O novo coordenador setorial geral substitui Francimar Honorato, que há mais de 25 anos vem dado a sua contribuição para o movimento sindical na UFERSA, com um trabalho pautado na luta dos interesses e desenvolvimento da categoria. “Não estamos saindo da luta, apenas repassando o trabalho para essa turma mais jovem”, afirmou, acrescentando que o movimento sindical faz parte dos princípios dele. “Desejo a nova diretoria uma atuação soberana, democrática, transparente e profícua, levando em consideração o poder que tem a categoria dos servidores técnico-administrativos”, afirmou Francimar Honorato. O ex-coordenador da seção sindical do SINTEST-RN em Mossoró também aproveitou para apresentar a realidade financeira do Sindicato que tem um saldo positivo de R$ 40.753,84, sendo R$ 22.442,26 (conta corrente) e, R$ 18.311,58 (poupança), referente ao Fundo de Greve.

Atualmente, a Ufersa conta com 550 servidores técnico-administrativos filiados aos SINTES-RN. “Defender e respeitar com independência e legitimidade os direitos conquistados e também os que estão ainda por vir”, afirmou o novo coordenador setorial, Allyson Bezerra, no discurso de posse. Na ocasião, ele agradeceu a confiança dos demais companheiros, em especial, ao ex-coordenador Francimar Honorato, que deixa a coordenação setorial, mas sem se desvincular do movimento sindical. “Obrigado, companheiro, pela a sua contribuição tão importante e reconhecida por toda a Ufersa”, afirmou.

Servidor efetivo da Ufersa desde 2012, tendo assumido o cargo de técnico de laboratório após aprovação em concurso público, Allyson Bezerra convive com a realidade acadêmica desde 2010 quando ingressou no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Ufersa. Atualmente é concluinte de Engenharia Civil e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água, ambos na Ufersa. “Sei e reconheço a importância do trabalho dos servidores técnicos-administrativos ao desempenhar as nossas obrigações. Hoje, agradeço o tratamento recebido como aluno, antes de me tornar servidor da Ufersa”, discursou, agradecendo aos demais companheiros em nome da assistente social da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários,  Lúcia Oliveira.

No discurso de posse, o coordenador da seção sindical do SINTEST-RN em Mossoró adiantou alguns projetos que serão priorizados pela gestão “Juntos somos mais fortes”. Começando em organizar um diagnóstico das demandas internas administrativas. O combate ao assédio moral e a implantação de uma ouvidoria são planos da nova equipe. Incrementar a comunicação interna e eleger um representante do sindicato nos campi de Caraúbas, Pau dos Ferros e Angicos tão são metas da nova gestão. O novo coordenador é consciente dos desafios, bem como das demandas dos técnicos administrativos. A questão da creche, do atendimento jurídico na sede do Sindicato  e da normatização com relação ao afastamento dos servidores para os cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) foram desafios postos pelo novo coordenador.

Allyson elencou ainda parcerias entre o sindicato e o comércio, promoção de cursos, palestras e capacitações voltadas para a formação sindical da categoria. A transparência na prestação de contas, a luta pela consolidação dos turnos contínuos e a comemoração do Dia do Aposentado são as maiores prioridades. Allyson Bezerra adiantou que a seção sindical entregará aos três candidatos a reitor uma lista de reivindicação do Sindicato e promoverá um debate com os candidatos à reitoria.

Além de Allyson Bezerra, compõem a nova coordenadoria da delegacia sindical os servidores: Marcelo Victor de Oliveira Santos, Coordenador Setorial de Finanças; Maria Kaliane de Oliveira Morais, Coordenadora Setorial de Administração e Patrimônio, além dos servidores Fellipe Rodrigues da Silva, 1º Suplente e, Otone Viana (Mago), 2º Suplente.

Bastante concorrida, a solenidade de posse contou com a participação de representantes da Universidade e do movimento sindical. Entre eles, o reitor José de Arimatea de Matos, candidato à reeleição e, demais professores da Ufersa, entre eles, os também candidatos à reitoria, a professora Ludimilla Oliveira, e o professor Francisco Odolberto. Os coordenadores estaduais do SINTEST-RN, Manoel Euflausino e Maria Aparecida Dantas prestigiaram a solenidade de posse.

Na ocasião, o coordenador Euflausino ressaltou a importância de “se construir alternativas para o futuro em prol dos associados reafirmando sempre o trabalho em defesa dos direitos dos trabalhadores”. Aparecida lembrou que as conquistas adquiridas são pontos fundamentais da luta sindical, citando, por exemplo, a conquista da paridade na UFERSA, a luta dos turnos contínuos e, a reforma previdenciária quando o governo ameaça tirar direitos consolidados da classe trabalhadora.

Galeria de Imagens